sábado, 28 de março de 2009

2009


Para entedermos a China precisamos viver a China.


Diante dessa ideia resolvi buscar me aprofundar mais nessa cultura milenar e fazer desse ano de 2009 um ano diferente.


Começar pelo o aprendizado da lingua. O Chinês (Hanyu) que é a lingua “mãe” da China é o idioma oficial, porém o Chinês é dividido em diversos dialetos e entre eles o maior é o Mandarim (Putonghua), considerado o dialeto oficial por ser o mais difundido falado em quase todo o país e também por ser o dialeto de Pequim (Beijing), capital do país. Além do mandarim, existe outros dialetos tal como o Cantonês falado em Hong-Kong, Macau e provincia de Cantão (Guangdong), o Sichuanês falado em Sichuan e Chongqing, o Hakka falado na região do noroeste da China (Xinjiang) e varios outros porem de escala menor. Agora o interessante é que a divisão do Chinês em dialetos é apenas na fala, o modo de escrever permanece o mesmo indepentente do dialeto. Sendo assim, é possivel ver dois chinesês que tenham que se comunicar por escritas, pois não se entendem na fala.  Diante desses fatos decidi estudar o Chinês mandarim.


Além dos estudos, tem o projeto de três viagens pelo o interior da China a fim de conhecer um pouco mais a cultura e costumes dos povos locais alem das belezas do país. 


A primeira viagem, esta marcada para acontecer no inicio de Junho descendo primeiramente para Sichuan onde pretendo visitar Chengdu, Jiuzhaigou e Emeishan. Depois de Sichuan, vou para Yunan, nas cidades de Lijiang, Dali e também Tiger Leaping George (Três Gargantas) qué é um canyon do rio Yantze. Seguindo a viagem, pretendo ir para a provincia de Guanxi a vistitar Guilin e Yangshuo. A segunda e a terceira viagem não tem roteiro ainda porém os locais já estão definidos, sendo uma para o Tibete e outra para Xinjiang.


Bom, espero que com essas viagens e o estudo da lingua eu consiga me aprofundar um pouco na cultura chinesa e registrar mais fatos aqui no meu blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário