domingo, 26 de abril de 2009

A história de Tóquio


Chamada também de Edo, ou cidade do Shogun, Tóquio foi formalmente fundade em 1457, quando um dos membros do clã Uesugi, Ota Dokan, construiu o Castelo de Edo; assim a área que rodeava o castelo começou a se chamar Edo. 


Em 1 de Agosto de 1590, por ordem do Daimyo (senhor feudal) Toyotomi Hideyoshi, o castelo de Edo foi tomando por um veterano samurai Tokugawa Ieyasu. Após a conquista, ele iniciou um desenvolvimento da pacata região de Edo transformando o que era então um pouco mais que um vila de camponeses em um centro comercial.


Em 1598 com a morte de Hideyoshi e com a conquista da batalha de Sekigahara, Ieyasu foi nomeado pelo o imperador como Shogun (Comandante do exercito). Assim sendo em 1603 Ieyasu proclamou Edo com a nova capital do Japão tomando da cidade de Kioto o então posto. Após a nomeação de capital do país, Edo iniciou uma forte acensão no desenvolvimento  e o castelo foi reconstruido se transformando em uma luxuosa residencia.


Como comandante chefe de toda as classes de samurais, Shogun Ieyasu se manteve no topo do governo dos guerreiro do Japão tendo a função de manter a paz em todo o país. Com a autoridade concedida pelo o imperador para assuntos de ordem interna nacional, Ieyasu embarcou em um controle militar centralizado no país como também em uma construção economica e um desenvolvimento social. Após dois anos Ieyasu passou o cargo para seu filho Hidetaba, mas manteve o poder até que seu filho estivesse apto para liderar. Hidetaba reinou por dezoito anos e também foi sucedido pelo seu filho Iemitsu. Com essa sucessão de poder fez com que o Japão se mantivesse sob controle dos Shouguns Tokugawa por longo periodo.


Com todo o desenvolvimento de Edo, em 1868, no inicio da Restauração de Meiji, o imperador se mudou de Kioto para o castelo de Edo, convertendo-se no Palácio Imperial do Japão e também alterou o nome da cidade de Edo para Toquio, que em japonês significa capital do leste.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário